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Fatos e fotos da Chevrolet Montana 2010

Geração anterior da picape compacta teve design polêmico, mas trouxe boa capacidade de carga

Chevrolet Montana 2010 Sport verde de frente.
Chevrolet Montana Sport 2010Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

Só se fala na nova Chevrolet Montana ultimamente. No entanto, a picape da General Motors já teve duas gerações anteriores bem diferentes. Especialmente a Montana 2010, a segunda geração do modelo, tem boa procura no mercado de usados. Essa “fornada” do veículo causou controvérsias, mas também agradou pela carga útil e tamanho da caçamba para o segmento de picapes pequenas. Veja agora 10 fatos sobre a Chevrolet Montana de 2010 para cá:

Trajetória da Chevrolet Montana 2010

A segunda geração do Chevrolet Montana foi apresentada em setembro de 2010, já como linha 2011. O modelo chegou apenas com o motor 1.4 flex do Agile e em duas versões bem definidas: LS para trabalho e Sport, com pegada para o lazer.

Em seus primeiros anos, a Montana vendeu bem, embora jamais tivesse sido páreo para a líder suprema das compactas, a Strada. Tampouco ameaçou a Saveiro. Em 2011, por exemplo, vendeu 45.830 unidades, contra 71 mil da Volkswagen e 118 mil do modelo da Fiat.

Em 2015, quando a picape da GM ganhou direção hidráulica de série em toda a gama e teve a potência do motor reduzida, a Montana já dava sinais de cansaço no mercado. Foram pouco mais de 23 mil veículos vendidos, menos de ¼ de tudo que a Strada comercializou naquele ano.

Chevrolet Montana vermelha 2017
Chevrolet Montana 2017

“Tapa” no consumo

A última grande mudança na segunda geração da Montana se deu em 2016, mas não foi visual. A GM promoveu ajustes mecânicos para deixá-la mais econômica (tal qual havia feito na linha Onix). A picape recebeu novos pistões, bielas e alternador.

Além disso, adotou sistema de arrefecimento com ventoinha de menor atrito. A Chevrolet Montana de segunda geração ainda passou a beber um lubrificante mais “leve” (0W20 no lugar do 5w30), de menor viscosidade, e adotou os chamados pneus “verdes”, de menor resistência ao rolamento.

Segundo a GM, as mudanças resultaram em consumo 13,2% melhor. Pelos padrões do Inmetro à época, o consumo ficou em 7,9 km/l na cidade e em 9,2 km/l, na estrada, com etanol. E em 11,7 km/l e 13,4 km/l com gasolina, respectivamente.

As alterações, contudo, pouco surtiram efeito nas vendas. Em seu último ano cheio, a Chevrolet Montana teve 6.654 emplacamentos. Foi só a décima picape mais comercializada do Brasil (incluindo todos os segmentos). Deixou de ser produzida em abril de 2021 para dar lugar à nova geração do modelo, que chegou agora, quase dois anos depois.

Chevrolet Montana 2010 branca de frente.
Visual do modelo foi baseado no Agile

Visual esquisito

Não tem como negar que a Montana 2010 é para lá de esquisita. Também pudera. Ela foi inspirada no Agile, que já estava longe de ser unanimidade em termos de estilo. A grade trapezoidal bipartida e os faróis angulosos, além do capô inclinado, emprestam um estilo bastante controverso.

A caçamba com linha de cintura reta pouco ajuda. Para piorar, a tampa traseira mais baixa para não atrapalhar a visibilidade do motorista (quando sem carga) – e facilitar o acesso às mercadorias – complicou ainda mais a harmonia do projeto.

Plataforma regrediu?

Detalhe da Chevrolet Montana 2010 Sport verde.
Plataforma foi herdada do primeiro Corda, de 1994 (Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

A maior crítica em relação ao carro, porém, recai sobre a plataforma. Isso porque a primeira Montana, de 2003, era feita sobre o Corsa de segunda geração, que tinha sido lançado um ano antes no Brasil e na Europa.

A Chevrolet Montana 2010, como dito, usava a arquitetura do Agile. O hatch, por sua vez, era oriundo do Projeto Viva que aproveitava a plataforma do primeiro Corsa, aquele de 1994. Ou seja, uma base mais antiga…

Desempenho da Chevrolet Montana 2010

Motor da Chevrolet Montana 2010 Sport.
Modelo sempre usou apenas o motor 1.4 flex (Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

A Chevrolet Montana teve o mesmo motor desde 2010. O propulsor era o mesmo 1.4 8V do Celta, da Meriva e do Agile. No início, a picape tinha potência de 102 cv a 6.000 rpm e 13,5 kgf.m a 3.200 rpm com etanol e 97 cv e 13,2 kgf.m a 3.200 rpm, com gasolina.

Para a cidade, o propulsor Família I sempre foi o suficiente. Vazia, a picape até arranca bem e encara ladeiras de forma digna. Com alguma carga na caçamba, a Montana 2010 precisa de bem mais paciência.

Depois de 2015, o modelo da Chevrolet fica mais econômico, porém, menos potente. Isso afeta principalmente as acelerações da picape e o motorista precisa de uma dose um pouco maior de atenção nas retomadas.

Boa capacidade de carga

Caçamba da Chevrolet Montana 2010.
Caçamba tinha 1.100 litros de volume (Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

É um dos grandes destaques da Chevrolet Montana 2010. A picape oferece 758 kg de carga útil. Ou seja, leva mais peso do que a antiga Strada 1.4 (705 kg) e que a Saveiro (715 kg).

Além disso, a caçamba com 1.100 litros (1.180 litros sem o protetor de caçamba) empata com a Fiat e supera a da VW. Uma vantagem para quem vai usar a picape para o trabalho é o para-choque feito com chapa de aço, que serve como um estribo funcional, sem falar nos degraus laterais.

Teve carroceria furgão

Chevrolet Montana Combo branca.
Versão furgão usava a denominação Combo

Em 2012 a General Motors tentou ampliar o público de frotistas da Montana. Assim como na primeira geração, transformou a caçamba da picape em um furgãozinho e voltou a usar o sobrenome Combo. O compartimento de fibra de vidro permite 3.300 litros de volume de capacidade, mas a carga útil se mantém em 758 kg.

Apenas cabine simples

Cabine simples da Chevrolet Montana 2010 Sport.
 
Picape estava disponível apenas com cabine simples

Em 2010, quando a Chevrolet Montana chegou, a concorrência já tinha opções de cabine estendida. O exemplar da GM, contudo, só veio com cabine simples até o fim da vida. Detalhe que a Strada e a Saveiro, logo depois, também passaram a oferecer configurações cabine dupla.

Versão descolada

Sugerimos a Chevrolet Montana já no seu primeiro ano, 2010, e na variante Sport. Era a opção mais completa da linha e oferece airbag duplo frontal e freios com ABS e EBD. Além disso, por fora, tem faróis de neblina, rack funcional no teto e rodas de liga leve.

No conforto, ar-condicionado com display digital, direção com assistência hidráulica, trio elétrico, computador de bordo e volante com ajustes de altura e de profundidade. A Chevrolet Montana 2010 Sport ainda é equipada com piloto automático, sensor de luminosidade e som com entradas USB e Bluetooth.

Nos principais sites de compra e venda de carros usados, a Chevrolet Montana 2010 na versão Sport tem preços entre R$ 37 mil e R$ 45 mil.

Vrum

 

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