Geral

Veterinário explica como proteger pets de fogos de artifício neste fim de ano

Chegando o Réveillon, uma das maiores preocupações dos tutores é como evitar que os fogos de artifício assustem os pets.

Os fogos causam reações variadas, que vão desde a aceleração dos batimentos cardíacos até crises de pânico. Com os sentidos aguçados, o barulho dos fogos é recebido de modo inesperado e muito mais alto para os pets, principalmente para os cães.

Para ajudar a amenizar o pânico deles nesse período festivo, a reportagem do Só Notícia Boa conversou com o professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Bruno Alvarenga, que ensinou o que fazer de forma preventiva.

Protegendo a audição

De acordo com Bruno, os donos de pets podem colocar algodão no ouvido dos animais e ligar a televisão de casa em um volume mais alto para disfarçar o barulho dos fogos. E mais:

“Proporcionar conforto também é importante. Os tutores podem preparar um local acolchoado, onde eles fiquem protegidos e se sintam mais acolhidos nesses momentos”, indica.

No caso de animais que já foram diagnosticados com transtornos, o especialista recomenda que o tutor solicite ao veterinário a prescrição de medicamentos para aliviar o estresse, como ansiolíticos e antidepressivos, sejam eles fitoterápicos ou medicações industrializadas.

“Alguns animais respondem positivamente ficando no colo de seus tutores. Proteção e carinho geram confiança para o animal”, pontua.

Só notícias boa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *