Autos e Motores

Dominar 160! Como a Bajaj mais barata pode ser melhor que CG

Finalmente Bajaj iniciou as vendas aqui no Brasil. E por aqui um dos destaques é a  Dominar 160, o modelo mais acessível da marca indiana. E como você imagina, será uma concorrente direta da Honda CG 160, mas promete entregar um produto melhor em vários aspectos… Entenda o porquê!

Dominar 160, moto mais barata da Bajaj

A Dominar 160 é a moto mais barata da Bajaj no Brasil. E por aqui, o modelo deverá ser direcionado aqueles que buscam uma motocicleta para transporte diário, trabalho (como delirvery) e lazer. Ou seja, a ‘multiuso’ irá encarar um segmento dominado pela Honda CG 160 – e que ainda tem Yamaha FZ 15 e Haojue DR 160.

bajaj 160 pulsar
Modelo de entrada da Bajaj, Pulsar 160 tem ABS na dianteira, dis nas duas rodas, suspensão dianteira invertida (e traseira monoamortecida), banco em dois níveis e 17 cv. Seu preço é bem próximo ao da CG Titan

Nessa tarefa de rivalizar com a moto mais vendida do Brasil a Bajaj levou esse nicho de entrada bem a sério. Tanto que sua moto disponibiliza recursos ainda raros ao segmento das populares street.overlay-clever

A Dominar 160 não tem o belo canhão de LED visto na Pulsar NS160 indiana – ou na FZ 15 brasileira. No entanto, a moto exibe o farol halógeno dianteiro triangular, assim como na Dominar 200, fazendo a pequena remeter ao modelo de maior cilindrada.

Mas a moto 160 Bajaj tem o suspensão invertida na dianteira, de 31 mm, e ABS na roda frontal. Itens que sua rival da Honda não tem nem mesmo na topo de linha, Titan. A pequena Dominar ainda conta com suspensão traseira monoamortecida, com reservatório de gás do amortecedor separado. Enquanto isso a Honda ainda usa o velho sistema bichoque.

banco bipartido bajaj 160
Modelo aposta em detalhes que remetem a motos de maior cilindrada, como banco bipartido

Falta motor flex, sobra potência

A Dominar 160 adota um motor refrigerado a óleo, monocilíndrico, com 160,3 cm3. A unidade motriz utiliza cabeçote com 4 válvulas (2 de admissão e 2 de escape), com comando único de válvulas no cabeçote.

traseira da bajaj dominar 160

Novidade indiana encara um segmento com rivais como Yamaha FZ 15 e Haojue DR 160. Porém, a líder ainda é a CG 160 Titan

Com injeção eletrônica e sistema de ignição com duas velas, o propulsor rende 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,48 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm – junto do câmbio de 5 marchas. Ou seja, é mais potente que a CG com seus 15 cv.

Entretanto, a Bajaj não tem a opção de rodar com etanol no tanque de 12 litros, diferente da Honda. No conjunto, a Dominar 160 conta ainda com disco de freio 260 mm na dianteira (pneu 90/90-17) e disco de 230 mm na traseira, (pneu 120/80-17). O peso em ordem de marcha é de 151 kg.

A CG ainda tem suspensão traseira bichoque, dianteira com garfos ‘finos’, luzes halógenas e freio a tambor na traseira. É muito mais simples, mas a líder do mercado

CG tem apenas freios combinados (sem opção por ABS) e sequer possui disco na traseira, mesmo na versão Titan. Pesa 117 kg a seco, sem contar os 16 litros do tanque e outros fluídos. Ou seja, a líder do mercado tem um conjunto muito mais simples.

Bajaj vai vender mais que CG? 

Embora a motocicleta de entrada mais barata da Bajaj venha mais completa e mais potente que a CG 160 Titan, bater os números da Honda neste momento é impossível. Primeiro porque a marca indiana ainda está chegando no mercado e tem produção em menor escala. Para comparação, a Bajaj terá 5 concessionárias, a Honda possui mais de 1.100.

DR 160 já apostou na receita de uma moto completa para bater a CG 160…

Segundo por que, a estratégia de oferecer uma moto 160cc completa no Brasil já foi adotada. Quem aí lembra da Haojue DR 160? Modelo com farol de LED, garfo invertido, suspensão monoamortecida na traseira e visual de grande cilindrada. Pois bem, na tarefa de concorrer com a CG a DR ganhou a versão DK 160, perdendo todos estes itens legais.

yamaha fz 15 é mais equipada que cg 160
Yamaha FZ 15 também é opção para quem busca uma ‘pequena bem-equipada’. Tem farol em LED, rodas 17″, tomada 12v, painel completo e supensão monoamortecida

E o preço? Vamos conferir! Atualmente, a CG 160 Titan tem preço sugerido de R$ 15.060, mas acaba saindo nas lojas por aproximadamente R$ 18.646 segundo a Tabela Fipe. Já a DR 160 é cotada em R$ 19.872. Nesse meio, a Dominar 160 chegou com preço anunciado de R$ 18.680 – o preço de mercado (fipe) só poderá ser aferido após as entregas começarem nas lojas, em janeiro.

Por fim, vale lembrar que a pequena Bajaj vai encarar a Yamaha FZ 15, uma moto de baixa cilindrada, mas que também aposta em itens como ABS e suspensão monoamortecida. Está concorrência japonesa chega com preço cotado da Fipe de R$ 19.009.

Motonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *