Variedades

Hermélio Silva lança seu trigésimo livro “Um piano no Pantanal”

O escritor rondonopolitano Hermélio Silva lançou seu 30º livro, intitulado “Um piano no Pantanal”, no último dia 14/10, na Biblioteca Municipal Rachid Mamed, com a presença do editor Édson Ceretta, do autor da capa, o artista plástico Wander Melo e convidados.

“É um livro gostoso de ser lido, com poesias sobre o Pantanal ou que se relacionam com ele. O bioma mais importante de Mato Grosso merece ser referenciado”, citou Hermélio Silva.
Foi lançado numa sala de vídeo pelo Facebook do autor, durante os primeiros 29 minutos e na sequência foi feito uma roda de bate-papo. Aberta às indagações dos presentes, que foram respondidas pelos participantes do lançamento, entre eles a Coordenadora da Biblioteca Cláudia Machado, que disse estar feliz com o evento literário e espera que outros aconteçam no espaço cultural da bibliotéca.
“Agradeço a todos que participaram. A partir de hoje outros projetos virão. Já temos algumas propostas prontas e obrigado por ter aceito o convite“, falou Cláudio Machado, coordenadora da Biblioteca.
O livro está na plataforma digital, tem 123 poemas, dividido em capítulos, sendo: Temática pantaneira, Temática social, Temática familiar e Divagações, já está à venda na Amazon para aqueles que quiserem adquirir.
“A obra é dividida em quatro temáticas e quando eu descobri essa pegada dos poemas nos focos de animais, flora, fauna e pessoas, e revendo os poemas eu percebi que podia valorizar a nossa cultura, aí eu encontro essa pérola que é a obra “Canções na Floresta” do Wander Melo e junto com o poema “Um piano no Pantanal” de Hermélio Silva se completaram. A escolha desse poema que abre a obra e dá título ao livro não é por acaso, é para valorizar realmente a nossa cultura, o nosso Pantanal e os artistas.”, disse o editor e escritor Édson Ceretta.
Já o escritor Jakson Aguirre, membro da Academia Rondonopolitana de Letras falou sobre a amizade de longa data com o autor e dos projetos para a publicação de seus livros, além da parceria com o escritor Hermélio Silva, pois os mesmos são organizadores da “Coletânea poética – Volume 1”, com a participação de 30 poetas e poetisas que será lançado no próximo dia 28/10.
A obra de arte usada na capa “Canções na floresta”, é do artista plástico Wander Melo, e o autor do livro disse que assim que recebeu a imagem, imediatamente aflorou um monte de coisas na sua cabeça e resolveu colocar tudo num poema, se é que coube, como afirmou.

“Vi ali o Pantanal onde morei em 1984 na cidade de Poconé e conheci muito a região, como o Porto Cercado e o Porto Jofre, e tempos depois passei umas boas férias na Pousada Piuval com minha família. Também conheci recentemente as imagens da cidade de Santo Antonio de Leverger, a Baía de Chacororé, Mimoso e o Monumento ao Marechal Rondon. Estou editando o livro do fotógrafo Cesar Augusto, que é um estudioso daquele importante bioma, que tem o título de “Pantanal – Um bioma exuberante”. E, claro, as fotografias, os pássaros, as aves, as cores, os ribeirinhos e tudo o mais me levaram a criar o poema”, discursou Hermélio Silva.
Sinopse

Um livro de poesias que faz você mergulhar em seu mundo interior e afagar seus mais profundos tormentos, com versos amistosos, sentimentais ou delicados. Alguns, por sua vez, são calorosos, e reproduzem momentos de proximidade e de forte afeição, com um retrato extremamente especial do quotidiano parental. Há outros, porém, com robustez tal, que emergem com sinais de campo, de mata e de bichos, além do cheiro e do esvoaçar da poeira pelo vento, de modo a trazer o Pantanal para mais perto de nosso convívio, de nossos olhos, olfato e de nosso coração.

Hermélio Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *