Autos e Motores

Cresce a procupor carros elétricos e híbridos usados.

Venda desses veículos novos subiu 50% em setembro em comparação a agosto. Se a referência for setembro do 2021, alta é de 132%

A Webmotors, portal de negócios para o segmento automotivo, tem registrado aumento na busca por veículos eletrificados na plataforma em 2022. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, a empresa registrou crescimento de 23% nas buscas por modelos elétricos e 12% por híbridos na comparação com os últimos seis meses de 2021.

O levantamento também leva em conta o número de leads – que representam a oportunidade real de compra – enviados para lojistas e concessionárias parceiros. Nesse cenário, a intenção de compra cresceu 127% para veículos híbridos e 36% para elétricos.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mês de julho superou a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados em circulação em todo o território nacional.

O movimento também foi sentido na Webmotors, que viu o número de anúncios destes veículos aumentar. Resultado: ao longo de 2022, a companhia viu crescer em 154,5% a quantidade de modelos elétricos anunciados e em 75,8% o número de híbridos.

“O mercado automotivo, em geral, está caminhando para a eletrificação dos seus modelos e isso tem se refletido no interesse também dos consumidores”

Cris Rother,CMO da Webmotors

Questões como sustentabilidade e economia de abastecimento também têm atraído compradores. “Em São Paulo, por exemplo, este tipo de veículo está isento do rodízio, justamente por não emitir poluentes. Além disso, os preços dos modelos com propulsão elétrica ou híbrida têm ficado cada vez mais acessíveis. Caso do Corolla, que é o líder do segmento de sedãs médios no país”, acrescenta Rother.

O estudo, que reflete o perfil de consumo dos clientes da Webmotors, reforça a preferência do brasileiro por modelos híbridos da montadora japonesa Toyota com os sedãs Corolla e o SUV Corolla Cross, respectivamente, em primeiro e segundo lugares nas buscas na plataforma. Foto: Toyota do Brasil

 
A pesquisa também mostra a marca Volvo como a preferida pelos consumidores da plataforma quando o assunto são carros elétricos. A montadora sueca aparece em primeiro lugar com o modelo Volvo XC40, seguida pelo Model S, da Tesla.

Elétricos e híbridos novos
E esse segmento também foi destaque no comércio de modelos 0km. Dados da Fenabrave, a federação dos distribuidores, foram vendidas 6.391 unidades no mês – um aumento de 50,31% em comparação com agosto. Se a referência for setembro do ano passado, a alta é de 131,98%. No acumulado do ano, 32.242 carros eletrificados foram emplacados no país – alta de 41,75%.

No geral, boa recuperação
O fechamento do trimestre representou um importante degrau na recuperação do mercado automotivo brasileiro (vale lembrar que o primeiro trimestre foi tímido). Na soma dos meses de julho, agosto e setembro, a produção de autoveículos foi de 665 mil unidades, 11,6% a mais que no trimestre anterior.

Sob o mesmo ângulo de comparação, as vendas cresceram 14,3% – mas as exportações recuaram 15,2%. Porém, quando comparados a setembro de 2021, todos os índices melhoraram: 19,3% de alta na produção, 25,1% nas vendas e 19,3% nas exportações. Quando o parâmetro é o acumulado do ano, houve ganhos na produção (6,3%) e nas exportações (31,2%) e recuo nos emplacamentos (4,7%).

O segmento com recuperação mais consistente é o de ônibus, com alta acumulada no ano de 63,6% na produção, 8,8% nos licenciamentos e 39% nos embarques para outros países.


SUVs
Em relação aos SUVs, segmento mais badalado no país, a Jeep conquistou novamente a liderança no comércio de SUVs em setembro, com 10.874 unidades emplacadas. Foto: Stellantis

E o Commander quebrou mais um recorde e atingiu a sua melhor participação entre os SUVs grandes desde que foi lançado. No acumulado do ano, a Jeep também é líder entre os SUVs, com 20,1% da fatia do mercado no segmento. No total, são 99.053 veículos emplacados da marca ao longo dos nove primeiros meses do ano, o que garante a Jeep 7,1% de participação no mercado automotivo total em 2022.


E os financiamentos?
As vendas financiadas de veículos em setembro de 2022 somaram 471 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa queda de 4,3% em relação a agosto, e de 5,7% na comparação com setembro de 2021.

Embora a quantidade total tenha caído, o período atingiu o maior patamar do ano em termos de média de financiamentos por dia útil, com 22,4 mil veículos financiados. No segmento de autos leves, a queda foi de 5,1% em relação ao mês anterior. Comparado com setembro de 2021, o número de financiamentos de autos leves caiu 9,4%.

Já o financiamento de veículos pesados teve um recuo de 2,4% na comparação com agosto e queda de 5,9%, considerando o mesmo período do ano passado. O segmento de motos registrou uma retração de 2,1% no número de financiamentos

em relação a agosto, com 102 mil unidades. Na comparação com setembro de 2021, porém, houve crescimento de 8,7%.

Metrópoles

Foto Divulgação: Volvo/Stellantis/Toyota do Brasil.

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