Nacional

É #FAKE que TSE envie mensagens de cancelamento de título por irregularidade no CPF

É #FAKE mensagem que diz ser do TSE com aviso de cancelamento do título e link para regularização do CPF — Foto: Reprodução

E-mails e mensagens enviados a eleitores em nome do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alegam que houve cancelamento provisório do título eleitoral em função de irregularidades no CPF e sugerem um link para verificação da situação cadastral. É #FAKE.

O e-mail ou mensagem falsa diz:

COMUNICADO DA JUSTIÇA ELEITORAL
Processo TSE-Nº (
cita um número falso aleatório)
Nome do eleitor,
Informamos que houve o cancelamento provisório em seu título eleitoral.
O motivo do cancelamento for uma irregularidade em seu cadastro de pessoa fisica (CPF), no qual deve ser regularizada junto com a 
receita Federal no prazo designado.
Para maiores informações, consulte o comprovante de situação cadastral no CPF e no regulamento no link abaixo:
(link falso que induz ao golpe)
(Após acessar a Comprovante de Situação Cadastral, clique em “Cadastro CPF e selecione “Comprovante de inscrição”).
Setor de Administração Federal Sul (SAFS) Quadra 7, Lotes 1/2, Brasilia/DF-70095-901, Tnbunal Superior EleitoralTel:(63) 3030-7000″

A Justiça Eleitoral jamais comunica o cancelamento de títulos de eleitor ou alguma irregularidade cadastral mediante mensagens de e-mail ou aplicativos como WhatsApp ou Telegram, diz o TSE. Além disso, nenhum dado pessoal é solicitado por esses meios.

Segundo a ouvidoria do TSE, qualquer pessoa que queira informações sobre o cadastro eleitoral deve entrar em contato com a Justiça Eleitoral por iniciativa própria. Em raras exceções, como em processos judiciais e para o chamamento de mesários, pode haver o envio de comunicados eletrônicos. Mas, nos demais casos, a Justiça Eleitoral não toma a iniciativa de fazer contato.

O alerta do TSE afirma que essas ocorrências não são novidade. “Frequentemente, o TSE é procurado sobre o envio de mensagens semelhantes a essas, que são enviadas em nome do tribunal por meio de diversas plataformas digitais, como WhatsApp e Telegram, bem como por e-mail ou SMS (mensagens de texto).”

O Tribunal Regional de Alagoas esclareceu em seu perfil no Instagram que trata-se de tentativa de fraude. O golpe tem ocorrido também em outros estados.

“Toda eleição é a mesma coisa. Pessoas mal intencionadas tentam conseguir dados pessoais dos eleitores enviando informações falsas através do e-mail ou dos aplicativos de mensagens. É importante identificar a tentativa de fraude e nunca repassar informações como número do título, do CPF, da identidade ou endereço”, esclarece a assessora de comunicação do TRE de Alagoas, Flávia Gomes de Barros.

A tentativa de fraude é conhecida como “phishing”, uma tática para convencer as pessoas a baixarem por engano arquivos maliciosos ou fornecerem informações pessoais na internet. O e-mail está sendo encaminhado através de endereço eletrônico falso, como se fosse do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e contém, ainda, um número de processo inexistente.

“A engenharia social utiliza mensagens que acionam gatilhos emocionais para convencer os usuários a clicar e efetivar a fraude. Neste período eleitoral, é preciso redobrar a atenção para não cair em golpes relacionados ao cadastro de eleitores ou CPF”, alerta. Por se tratar de uma tentativa de fraude digital, o ideal é que a denúncia seja formalizada em uma delegacia especializada em crimes cibernéticos.

É #FAKE mensagem que diz ser do TSE com aviso de cancelamento do título e link para regularização do CPF — Foto: Reprodução

Fato ou Fake Explica:

Por que as pessoas acreditam em fake news
Fato ou Fake: Como denunciar fake news nas redes sociaisO que você precisa saber sobre fake news e eleições

Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa

Como identificar se uma mensagem é falsa
Como identificar se uma mensagem é falsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *