Política

Domo de Araguainha, região leste de Mato Grosso, divisa entre MT e GO.

Por Wagner Linhares.A maior e mais conhecida cratera da América do Sul localizada na região de Araguainha, com 40 km de diâmetro que surgiu estimado há 250 milhões de anos, com o impacto de um meteorito que provocou um efeito equivalente a milhões de bombas atômicas como a de Hiroshima.

Com o impacto, o material rochoso subiu como se fosse lava vulcânica e foi jogado para fora, sedimentou se como um prato; Por isso leva o nome de domo.
O “Domo de Araguainha” se transformou em um dos mais importantes laboratórios geológicos do planeta. Esse tipo de cratera é raro na Terra, porque tem registrado um passado muito antigo, anterior à existência dos dinossauros, quando existia apenas um supercontinente. Atualmente existem no local estudos sobre a presença de um campo magnético invertido (Geofísica), a presença de bombas hematitas (pedras de ferro fundido) e pesquisas ligadas a Astronomia.


O “Domo de Araguainha” é hoje um complexo de rochas contorcidas, nascentes de córregos da bacia do rio Araguaia com cavernas e vales bem delineados. No solo, diversos tipos de rochas podem ser encontradas, principalmente o granito, que hoje só é encontrado na região numa profundidade entre 1000 e 2000 metros, mas com o choque foi jogado para cima da cratera e pode ser encontrado em até 20 km de distância do centro da cratera.

Wagner Linhares é:
Geógrafo, pesquisador, escritor, maestro, multi-instrumentista, aviador, metalúrgico, artista plástico, artesão e repórter esportivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *