Geral

Palestras voltadas para a bovinocultura são destaque na Agropec da 48ª Exposul

A 48ª Exposul também oportunizou aos bovinocultores uma programação dentro do ciclo de palestras da Agropec, na tarde desta quinta-feira (11), o auditório do Centro de Eventos Adolfo Tadeu Vieira recebeu a cadeia produtiva do gado de corte e leite de toda a região, que acompanharam três palestras voltadas para atividade, além de conhecerem um pouco mais dos produtos e serviços da Plantel e Nutripura.
O primeiro tema abordado foi estratégias para a manutenção de condição corporal de vacas leiteiras durante o ano, frisando melhores índices de prenhez, maior produção de leite e redução no período de transição, com o zootecnista Miqueias Barbosa Nutripura. “ São estratégias que impactam diretamente no resultado, então ter mais bezerros nascendo por ano, com uma eficiência maior reprodutiva, ainda ter vacas com uma maior condição corporal durante o ano, e produzir um bezerro de qualidade e que vai desmamar mais pesado com uma saúde geral mais robusta, que garantirá no futuro caso este animal seja para corte uma qualidade de carcaça superior. Ainda melhorando o sistema produtivo em geral dos pecuaristas”, disse.
Na sequência, o médico veterinário Drº Leandro Cruppe, CEO da Corte Select Sires do Brasil falou sobre o melhoramento genético no atual cenário do mercado de carne bovina no Brasil e no mundo. “Hoje temos uma tendência mais ecológica de sustentabilidade em conjunto com a intensificação da produção, com o movimento de destinação das melhores terras para a agricultura, e o melhoramento genético vem neste viés de melhorar a eficiência, tanto reprodutiva, quanto alimentar dos animais em produzir uma maior quantidade de arrobas em um menor espaço de tempo, então a ideia é intensificar a produção com o objetivo em dar mais sustentabilidade ao nosso negócio”, destacou.
Para fechar a tarde de palestras, a zootecnista Drª Manuela Gama discorreu sobre o melhoramento genético e consequências na produção de leite e perspectivas de mercado do leite tropical no Brasil. “ Na parte genética, um ponto bastante importante para esta região é a resistência ao calor, então temos novas caraterísticas sendo avaliadas, por exemplo, no gado Girolando, que identifica os touros que vão produzir as filhas mais resistentes, que vão ter menos impactos de produtividade de produção e de saúde em climas mais quentes e ou mais úmidos. Se nós temos desafios com púberes, com produção, com desempenho destes animais no ponto reprodutivo, que são indicadores que usamos para fazer uma seleção de um conjunto de características e ter um animal mais produtivo, mais longevo e mais lucrativo”, finalizou.
Programação de sexta-feira (12/08/2022)



14 horas – Produção de foleosas – Engenheiro Agrônomo – Leonardo Caino Rosa
15 horas – Assistência técnica e gerencial do Senar para Agricultura Familiar
Palestrante: Armando Urenha
16 horas – palestra com o comandante da 2ª CIPMPA (Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental), tenente coronel PM Renato Carneiro Macedo, lei 9.605/98, lei de crimes ambientais. Ênfase em desmatamento, área de preservação permanente, área de reserva legal, mata ciliar.

Cairo Lustoza assessoria de comunicação

Fotos: Cesar augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *