Opinião

Deu no The New York Times sobre ataque de militares à democracia

Avisos não faltam…

Por Ricardo Noblat

Igo Estrela/Metrópoles

Em reportagem do seu correspondente no Brasil, Jack Nicas, o mais importante jornal do mundo, o The New York Times, publica com destaque em sua página inicial: “Novo aliado de Bolsonaro no questionamento das eleições: os militares”. Começa assim:

“Faltando quatro meses para uma das votações mais importantes da América Latina em anos, um confronto de alto risco está se formando. De um lado, o presidente, alguns líderes militares e muitos eleitores de direita argumentam que a eleição está aberta à fraude. Do outro, políticos, juízes, diplomatas estrangeiros e jornalistas estão soando o alarme de que Bolsonaro prepara o cenário para tentativa de golpe.”

A reportagem registra ameaças recentes à democracia do comandante da Marinha e do general Ministro da Defesa, a última feita horas depois da reunião em que Bolsonaro pediu ao presidente Joe Biden ajuda americana para evitar a eleição de Lula. O Times dá voz ao ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral:

“Esses problemas são criados artificialmente por aqueles que querem destruir a democracia brasileira. O que está em jogo no Brasil não é só uma urna eletrônica. O que está em jogo é manter a democracia”

Ricardo Noblat é jornalista

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *