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Páscoa: produtores de chocolates relatam dificuldades com vendas.

 
 
uma confeiteira recheia um ovo de chocolate com creme de baunilha. ela está produzindo o doce em cima de uma mesa com morangos e mais chocolate

No terceiro ano consecutivo da Páscoa em tempos de pandemia da Covid-19, o mercado de ovos de chocolate começa a apresentar indícios de recuperação. É o que revelam dados de uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizada em parceria com a Associação Bean to Bar Brasil, que apontam: mais de 50% dos negócios ligados ao segmento de chocolates artesanais surgiram nos últimos quatro anos.

Segundo o levantamento, o faturamento de 42% dessas novas empresas, apesar da pandemia, manteve a curva de crescimento até este ano, quando o cenário epidemiológico se aproxima do que pode ser considerado “normal”.

No entanto, tal cenário ainda não reflete a realidade de muitos trabalhadores autônomos. E a vilã é uma velha conhecida tanto do consumidor, quanto do produtor brasileiros: a inflação, responsável por “engolir” grande parte do que seria o lucro dos pequenos empreendedores.

Composto majoritariamente por pequenos negócios, o universo das empresas de chocolate artesanal é dominado por aquelas que apresentam faturamento anual de até R$ 81 mil, segundo a pesquisa do Sebrae.

Além disso, 43% possuem entre dois e quatro funcionários, sendo que 33% trabalham sozinhos ou possuem, no máximo, um empregado. A característica da produção artesanal desse chocolate e o porte também interferem no volume de produção: 67% produzem, em média, até 100 kg por mês.

Metrópoles conversou com alguns pequenos comerciantes, que contaram o que realmente acontece neste nicho tão especializado. E o sentimento ainda é de preocupação.

Para Eliana Pires, de 54 anos, e Débora Pires, de 25, Mãe e filha donas da Pires Confeitaria, em Taguatinga (DF), a estratégia para a produção e venda de chocolates para a Páscoa neste ano de 2022 teve que ser diferente. Débora conta que, no Natal de 2021, teve prejuízo com a saída de lembrancinhas natalinas e por isso decidiu frear os investimentos.

“Como percebemos essa diminuição no Natal, não investimos muito em embalagens para lembrancinhas. Utilizamos algumas que sobraram do ano passado. Tiramos do cardápio produtos que não venderam muito e substituímos por outros“, explica ela.

Metrópoles

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