Geral

Hoje é o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos:

Hoje se comemora o dia nacional das histórias em quadrinhos, este gênero literário surgiu no fim doséculo 19.

Uma xicara de de café, um cafuné e um gibi

No Brasil, se consumia muitos quadrinhos de outros países principalmente americano. Foi a partir do lançamento de clássicos, como A Turma da Mônica, menino Maluquinho e outros quadrinhos produzidos por artistas brasileiros nos anos 1970, que os quadrinhos começaram a deslanchar por terras tupiniquins.

Esse tipo de literatura chegou ao Brasil no fim do século 18, e conquistou diversos adeptos, tanto que em 11 de outubro de 1905, foi lançado o Gibi Tico-Tico, a primeira revista voltada para o público infantil brasileiro, pelo jornalista Luís Bartolomeu de Souza e Silva, que via grande futuro nesse gênero literário que só aconteceu mesmo mais de meio século depois com o lançamento do gibi aTurma da Mônica (1970) por Maurício de Souza e do O Menino Maluquinho (1980),pelo cartunista e desenhista Ziraldo, os dois lançamentos caíram na graças da criançada e também do público adulto, tonando verdadeiros sucessos de vendas.

Antes, em 30 de janeiro de 1869 foi lançada a primeira publicação brasileira de uma história em quadrinhos. As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte de autoria do cartunista Angelo Agostini. Por esse motivo, em 1984, foi instituído, pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), a celebração do dia do Quadrinho Nacional.

Serviço:

Em Rondonópolis você pode comprar revistas em quadrinhos nos seguintes endereços. Banca Santa Cruz, no estacionamento do Panificadora que fica em frente a Catedral da Santa Cruz, No Sebo Cultural, na Avenida Amazonas em frente ao EEMOP e na Banca do Silvio, na avenida Lions Internacional na Praça da Coophalis.

Da redação

Fotos: Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *