Política

De protagonistas a esquecidos: 10 artistas que deixaram os holofotes (parte I)

Antes presença constantes nas novelas, principalmente da Globo, diversos artistas acabaram se afastando do gênero por algum tempo antes de retornar ao vídeo. Em alguns casos, a volta aconteceu somente em determinada trama.

Confira os primeiros cinco de dez artistas que deixaram de atuar por motivos diversos:

Renée de Vielmond

A atriz participou de várias novelas e séries da Globo nos anos 1970 e 1980, sendo uma das musas da emissora. Depois de uma passagem pela Manchete, fez um papel marcante em Barriga de Aluguel (1990). Depois, participou apenas das novelas De Corpo e Alma (1992), Pátria Minha (1994) e Explode Coração (1995).

Convidada, voltou ao vídeo em Paraíso Tropical (2007), que está sendo exibida pelo canal Viva, para inicialmente fazer uma participação especial como Ana Luísa Cavalcanti. A personagem agradou tanto que acabou seguindo até o final da trama.

No entanto, foi a última participação da atriz no vídeo. Há anos, Renée passou a se dedicar à vida acadêmica, estudando História na PUC-RJ.

Patrícia França

Patrícia França despontou na minissérie Tereza Batista (1992), mas conquistou reconhecimento nacional quando viveu Maria Santa na primeira fase de Renascer, no ano seguinte. Ainda em 1993, protagonizou Sonho Meu, novela atualmente exibida pelo Viva.

Estrela da Globo naquela década, ainda esteve em papeis de destaque em Salsa e Merengue, Suave Veneno e A Padroeira. Depois de Chocolate com Pimenta, foi para a Record, onde fez Prova de Amor, Luz do Sol e Poder Paralelo.

Ficou alguns anos longe do vídeo, voltando em Malhação Sonhos (2014). Depois de novo hiato, participou de Gênesis recentemente, como Bila.

Mário Gomes

Mário Gomes é outro galã da televisão brasileira que acabou sumindo do vídeo. Após inúmeros trabalhos, principalmente entre as décadas de 1970 e 1990, sua última novela na Globo havia sido A Favorita (2008).

O ator passou pela Record em Poder Paralelo (2009), Vidas em Jogo (2011) e Pecado Mortal (2013). Após alguns anos, fez uma participação em Tempo de Amar (2018), voltando à Globo.

Mas foi só – paralelamente, ele ganhou a vida como vendedor ambulante nas praias do Rio de Janeiro (RJ).

Cristina Mullins

Presença constante nas novelas e minisséries da Globo anos 1980 e 1990, Cristina Mullins diminuiu sua presença no vídeo a partir de 1998, quando fez Meu Bem Querer.

Em 2004, participou de Senhora do Destino como Aurélia, filha de Clementina, personagem que deixou a trama por conta da morte de Miriam Pires.

Depois disso, apareceu apenas em Rebelde (2011), Rock Story (2016), fez uma participação em Malhação: Vidas Brasileiras (2018); e retornou ao vídeo recentemente em Salve-se Quem Puder.

Débora Duarte

Atriz com importantes papeis na história da televisão brasileira, Débora Duarte fez muitos trabalhos na Globo entre os anos 1970 e 1990, além de participações em outros canais, como Tupi, Band e SBT.

Ela diminuiu muito sua presença em novelas nos últimos anos, tendo participado apenas de Lado a Lado (2012) e Babilônia (2015).

Agora, Débora voltou ao vídeo na nova novela das nove da Globo, Um Lugar ao Sol, como a mãe de Rebeca, personagem de Andréa Beltrão.

TV História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *