Autos e Motores

Uma lenda chamada Toyota Bandeirante

No Brasil, ela surgiu em 1958, quando a Toyota chegou por aqui e para manter o regime de CKD, (Completely Knock-Down ou Complete Knock-Down, em inglês) continuou ainda com seu nome original Land Cruiser. Após começar a ser fabricado aqui em 1962, recebeu o nome de Bandeirante (bastante apropriado) e já contava com os impressionantes motores da Mercedes-Benz (que tinham muita força e durabilidade extrema, ultrapassando a marca de 1 milhão de km rodados). No início, eram os OM-324 e depois os OM-364. Na fase final de produção, ele voltou a contar com um (nem tão bem aceito) motor da Toyota, o 14B.

O Bandeirante teve poucas mudanças significativas ao longo do tempo. Para quem já andou em um deles, sabe como ele realmente tem um comportamento bruto, com bastante vibração e barulho na cabine. Mas sua impressionante força (com primeira marcha curtíssima) e robustez o tornaram um ícone bastante importante no Brasil, que sempre teve caminhos e regiões de difícil acesso para serem exploradas. Por isso, ele mantém uma ótima reputação no fora de estrada e no mundo 4×4.

Depois de 43 anos de mercado, o Toyota Bandeirante deixou de ser produzido, principalmente por conta das novas regulamentações referentes a emissões. Um samurai japonês que virou lenda e ainda tem muito fãs no Brasil e no mundo.

Da redação

Foto: Internet

 

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