Geral

Municípios do Vale do São Lourenço interditam cachoeiras mais visitadas da região

Prefeituras de Jaciara, Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa fecharam consenso para evitar aglomerações

 Divulgação

Uma reunião na manhã desta quarta-feira (02), entre os gestores municipais das cidades que compõem o Vale do São Lourenço, Jaciara, Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa definiu pelo fechamento para visitação das principais cachoeiras da região. A decisão veio as vésperas de um feriado nacional, onde algumas pessoas poderão torna-lo prolongado.

Complexos de cachoeiras como a da Mulata em Jaciara e do Prata em Juscimeira estão na lista de locais fechados, além de som ao vivo.

A prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB), destacou que a medida visa proteger a população, e os turistas que lotam os pontos turísticos da região. “Embora a vacinação esteja ocorrendo, tememos pela aglomeração em massa. O feriado prolongado, por exemplo, é o que nos levou a tomar essa decisão. Hoje, Mato Grosso está com 95% dos leitos de UTI ocupados, até ontem tínhamos apenas 26 vagas disponíveis para atender os 141 municípios mato-grossenses. Nós pertencemos a uma região turística, recebemos público dos quatro cantos do estado e até de outros estados. E, pensando na saúde e bem estar da população decidimos adotar alguns limites.

Além das cachoeiras interditadas a partir de hoje(02), os decretos também  proibiram som ao vivo, em bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres. As atividades comerciais deverão funcionar até às 22 horas, o sistema de delivery deverá funcionar até às 23:59 e o toque de recolher às 23 horas. As medidas ficam em vigência até o dia 30 de junho, podendo ser prorrogadas caso haja aumento significativo de contágio do coronavírus, na região.

De acordo com o prefeito de Juscimeira, Moisés do Santos (DEM), um dos motivos que levaram a união aos municípios vizinhos foi o fato de Rondonópolis não possuir mais vagas para pessoas acometidas pelo vírus. “Nós somos pactuados com Rondonópolis que já nos informou que não tem mais vaga na UTI e dessa forma, precisamos tomar providências. Fizemos um decreto único para ficar mais junto às cidades do Vale e para que não tenha descompasso de lazer entre os municípios. Para se ter uma ideia, a Cachoeira do Prata recebe cerca de 3 mil visitantes nos finais de semana”, disse o democrata.

A 7ª Companhia da polícia Militar é responsável pelos quatro municípios que compõem o Vale do São Lourenço, e esteve representada na reunião segunda tenente PMMT, Ana Alice Soares dos Santos. “Essa unificação dos decretos facilita o nosso trabalho porque a gente passa a falar a mesma língua, dentro das quatro cidades. O decreto nos ajuda muito. Independente dos agentes das prefeituras também atuarem na fiscalização, nós temos a autonomia, que nos permite aplicar multas em casos em que os protocolos sanitários não são cumpridos. O estabelecimento que a PM flagrar descumprindo às legislações, serão notificados e multados e essa regra vale às pessoas físicas também”, destacou.

GazetaMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *