Do leitor

OBSESSÃO

A persistência é uma capacidade positiva do ser humano, uma vez que está relacionada a seguir um caminho com firmeza e determinação, de modo a alcançar objetivos e sucessos pré-determinados, pessoais ou profissionais.

Porém, quando tal capacidade se torna um apego excessivo a uma mesma ideia, uma compulsão, tornando-se mesmo uma necessidade intensa para fazer algo ilógico ou insensato, a persistência deixa de ser positiva e se torna um transtorno característico da estrutura de personalidade: uma obsessão.

Em psicologia, obsessão se define por pensamentos ou ações, repetitivas e compulsivas, pelo sentimento exagerado de medo e preocupações, o que pode levar, e leva, a angústia, ansiedade, stress e depressão.

A obsessão, portanto, é negativa, tanto para aquele que sofre por seus efeitos, quanto para aqueles que são tocados por seus “tentáculos” nefastos, uma vez que “Conviver com pessoas obsessivas é muito desgastante, uma vez que elas tendem a exigir muito e não deixar espaço para outros interesses e necessidades. Dependendo do caso, esta é uma situação que pode até se tornar perigosa, e não são raros os relatos de tragédias relacionadas ao amor obsessivo”.

A questão é saber como não se tornar uma pessoa obsessiva e como se livrar de uma, caso se sinta ameaçado.

Bem, um passo importante é pensar em outra coisa para tirar o objeto de sua obsessão da cabeça, porém, essa não é uma tarefa fácil, ocorrendo o mesmo em relação a se livrar de uma pessoa obsessiva em sua vida, por isso, você vai precisar da ajuda de um profissional especializado para auxiliá-lo (a). Psicólogos e psicoterapeutas têm formação adequada para atuar nesse sentido e, a cada dia, se especializam mais para atenderem melhor aqueles que os procuram precisando de ajuda.

Não seja preconceituoso, louco não é aquele que busca a ajuda de um psicólogo, psicoterapeuta ou psiquiatra, talvez, louco seja aquele que se nega a fazê-lo por ignorância (no sentido de ignorar o que fazem e o que podem fazer para ajudá-lo).

 

(*) Wilse Arena da Costa, Profa. Doutora em Educação. Palestrante, Escritora e Membro Fundadora da Academia Rondonopolitana de Letras/MT, Cadeira n° 10. Contato: wilsearena@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *