Do leitor

DO LEITOR | DIFERENÇA ENTRE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, DEUS-NOS-ACUDA!

Por: Aldeny Alves Oliveira

Alfabetização é a arte em que as crianças aprendem a interpretar os elementos que formam a escrita, referindo especificamente ao aprendizado e domínio de códigos e letras. Em outras palavras, a ampliação de habilidades relacionadas à memória de letras, reconhecimento de letras e a conexão entre sílabas e concepção de palavras, e utilizá-las na leitura e escrita.

Após compreender as diferenças esses dois considerações, os educadores podem estimular o crescimento das crianças em dois aspectos do método de aprendizagem. Apesar de serem ações distintas, recomenda-se que a alfabetização e letramento sejam realizadas ao mesmo tempo, e os conceitos devem ser entendidos como integrantes, ou seja, a organização ideal considera a capacidade de alfabetização, ou seja, toda criança deve ser alfabetizada enquanto letrada.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) oferece orientações específicas para a etapa de alfabetização das escolas, destacando os primeiros anos do ensino fundamental são a escolha ideal para essas atividades pedagógicas. No entanto, a alfabetização deve penetrar em todos os estágios de aprendizagem, mesmo antes de o método de alfabetização da criança começar oficialmente. De acordo com o BNCC, desde a educação infantil, os métodos de alfabetização devem ser incentivadas, e a vida social das crianças/alunos também deve ser observada a bagagem que o mesmo trás e valorizar seus conhecimentos.

A BNCC tem essencialmente uma expressão clara da construção do conhecimento, da ampliação de competências, da concepção de atitudes e valores e, na procura da autonomia e da construção da consciência pessoal, tem como guia a inclusão social e cultural das crianças/alunos.

Dessa forma a base apontou claramente para a necessidade de realização de algumas atividades especiais para tornar o sistema de escrita alfabética além do escopo de uso, mas deve ser elemento do conhecimento. Portanto, a importância de contextualizar o conhecimento escolar ao comportamento social das crianças. Por exemplo, o campo de atividades e prática de linguagem aponta para a direção relacionada à linguagem contextualizada ao universo das crianças/alunos.

 Assim, levando em estima a BNCC, o conteúdo aplicado diariamente (como lista de compras ou ingredientes, listas de regras de aula ou ingressos e convites) e indicará o gênero de texto mais adequado para os primeiros estágios do ensino fundamental. Desse modo, projetos de ensino que se enquadrem nas diretrizes da fundação do currículo público nacional devem considerar a elaboração de dois fatores básicos: a alfabetização e o letramento, em outras palavras, a alfabetização deve considerar o ensino da leitura e da escrita na ocorrência da prática social.

O desafio para os educadores é ensinar a ler e escrever em um contexto em que a leitura e a escrita significativa seja peça complementar na vida da criança/aluno. Esses são os pré-requisitos da BNCC que precisam orientar a construção do currículo e dos planos de ensino para instituições educacionais em todo o país.

Aldeny Alves Oliveira é graduada em Ciências Biológicas pela UFMT, graduação em Pedagogia pela FAERP.(Faculdade entre Rios do Piauí), pós-graduação em Saneamento Ambiental, pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, pós-graduação em Ludopedagogia pela Prominas, pós-graduação em Autismo pela Dom Alberto.

 

 

 

 

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