Polícia

Policiais civis da Regional de Confresa recebem novas pistolas Glock 19


Assessoria | Polícia Civil-MT 
 

A Polícia Civil realizou na noite de sexta-feira (26.02) a entrega das novas pistolas Glock 19 a  todos os policiais civis que atuam nas unidades da Delegacia Regional de Confresa (1.160 km a nordeste da capital). A solenidade foi realizada no Estádio Camilão, em Confresa, onde autoridades locais participaram do  momento tão esperado e importante para a Polícia Civil de Mato Grosso, em razão de ser a primeira região a receber o armamento distribuído pela instituição.

As novas armas de calibre 9 milímetros fazem parte da primeira etapa do arsenal da Polícia Civil, que está sendo substituído pelo Governo do Estado. As pistolas foram adquiridas pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) com a empresa austríaca, fabricante do armamento.
 

Qualidade de trabalho

A aquisição faz parte do programa “Tolerância Zero”, da Sesp, que definiu uma série de medidas de enfrentamento à criminalidade e reforço das ações da segurança pública, com o endurecimento do Estado no combate ao crime organizado, estabelecendo novos padrões de reaparelhamento das forças policiais. O programa integra o Mais MT, do Governo do Estado, que estabelece recursos na ordem de R$9,5 milhões em investimentos públicos até 2020, divididos em doze grandes eixos estruturantes da administração pública.
 

Na solenidade, o delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, falou sobre o critério utilizado pela diretoria para iniciar a distribuição das Glocks, decisão tomada após um estudo nas regionais mais distantes, que possuem zona rural extensa e policiais que acabam trabalhando em locais inóspitos. A ideia é prestigiar unidades mais distantes, primeiramente para que esses servidores sejam favorecidos no caráter técnico na utilização do armamento.

“O que deve ser considerado também é que existe uma preocupação grande por parte da diretoria e do Governo do Estado, de valorizar o servidor público nos locais mais distantes, então a Polícia Civil inicia a distribuição nessas unidades mais longínquas e posteriormente nós seguiremos o mesmo critério conforme as novas pistolas forem chegando. Fazendo a distribuição em regionais como Alta Floresta, Guarantã do Norte e posteriormente nós vamos chegando à região metropolitana. Sempre prestigiando regionais com a distribuição por completo a todos os policiais, para que assim se feche o ciclo de treinamentos de manuseio desse armamento e logisticamente eles possam ser favorecidos na utilização das armas e munições”, destacou o delegado-geral.

O delegado regional, Marcos Leão, destacou que a entrega das novas armas traz uma grande motivação aos policiais, com equipamento moderno e mais seguro.“Temos uma tríplice divisa com os estados de Pará, Tocantins e Goiás, entre outras questões da região e a diretoria olhou de uma forma diferente para nós, beneficiando logo de início a substituição das armas, assim como também outras questões, olhando e percebendo que a nossa dificuldade é maior e por isso precisamos de um apoio também, maior porque os policiais aqui já trabalham como muita valentia, dedicação e determinação em todas as questões relacionadas no combate a criminalidade. Essa modernização, irá se refletir no espírito de cada um dos policiais aqui da regional”, agradeceu o delegado Marcos Leão.

Treinamento

Na quarta-feira (24), as equipes da Gerência de Armas, Explosivos e Munições e da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil ministraram o treinamento das novas pistolas.

A atividade prática foi realizada na Associação dos Policiais Civis da Regional de Confresa e reuniu profissionais lotados na região, que trabalharão a partir de agora equipados com as Glocks 19.

Durante a capacitação, as gerências demonstraram o uso das pistolas, repassaram informações teóricas e necessárias para segurança dos policiais, além de instruções sobre a manutenção e manuseio. 

Fonte: PJC MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *