Do leitor

DO LEITOR: MULTILETRAMENTO DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR.

O mundo contemporâneo é caracterizado pela diversidade cultural expressa e comunica por meio de múltiplos textos impressos ou digitais, ou seja, os textos são compostos e expressado por múltiplas linguagens, fotografias, vídeos e mapas, gráficos etc. Este tipo de modalidade, multissemiose ou multiletramento, requer uma nova cultura, novas práticas e habilidades, uma ampla gama de conhecimentos, habilidade e prática para compreender e produzir cada um do seu significativo. É imprescindível que a escola discuta uma nova ética, considerando que a mesma é uma organização social responsável pela orientação formal dos indivíduos, ela é responsável por alocar novos conceitos e práticas relacionadas à alfabetização, multiculturalismo, a fim de integrar a cultura digital à prática e interagir com o ambiente social globalizado.

Portanto, o uso de tecnologia geralmente envolve novas ferramentas disponíveis no mundo das TIC, onde os alunos buscam um método importante de gênero, mídia e linguagem ético e democrático que melhor atendam suas necessidades. As ferramentas multifuncionais digitais estão inseridas no ambiente escolar, e os educadores podem reservar suas opiniões, por outro lado, esses mesmos educadores enfrentam desafios, que precisam encontrar formas inovadoras de usar a linguagem multiletramento para entender o processo e utilizá-la para a aprendizagem. No entanto, essas tecnologias devem atender às necessidades reais dos alunos. Em outras palavras, essas tecnologias exigem a compreensão dos educadores, que desempenham um papel vital neste processo.

O Letramento digital na educação não muda apenas a relação entre alunos e a técnica de conquista de conhecimento, mas o ensinar e aprender passam por grandes modificações. Observa-se grandes mudanças no papel do educador que apresentava a função exclusiva de repassar aos alunos o fluxo de conhecimento contido em livros, todavia, na era da informática, a função do educador tomou outra dimensão não apenas de compreender e divulgar essas questões, mas desenvolver novos temas de forma contextualizada, onde a cultura de rede é um combinante de tecnologia canal de conhecimento, como também desenvolvendo modos de pensar e os valores conforme as pessoas crescem no mundo digital. Assim, os alunos podem interagir não apenas com a tecnologia, mas também com a sociedade.

Aldeny Alves Oliveira é graduada em Ciências Biológicas pela UFMT, graduação em Pedagogia pela FAERP.(Faculdade entre Rios do Piauí), pós-graduação em Saneamento Ambiental, pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, pós-graduação em Ludopedagogia pela Prominas, pós-graduação em Autismo pela Dom Alberto.

 

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