Local

78 casais uniram se oficialmente em casamento comunitário promovido pela neste sábado (07)

Secretária Fabiana Rizzati, Tabeliã, Maria Aparecida Bianchin e a primeira-dama Neuma de Moraes…

A Prefeitura de Rondonópolis por intermédio da secretaria de Promoção e Assistência Social (Sempras) realizou na manhã deste sábado (7), nas dependências da Chácara Vieira, localizada no bairro Anel Viário, a união oficial de 78 casais rondonopolitanos que se uniram matrimonialmente em razão de uma parceria entre a prefeitura e o 2º Cartório de Registro Civil que oficiou e registrou as uniões. Por conta de compromissos inadiáveis, o prefeito não pode comparecer e enviou a primeira-dama Neuma de Moraes para representá-lo.

Na verdade, o Casamento Comunitário integra as políticas de inclusão social da prefeitura, que procura através de parcerias, promover cidadania e realizar sonhos de casais com poucos recursos que já convivem em união estável, mas cujas mulheres e homens acalentavam o sonho de se casarem oficialmente constituindo novas famílias, ou ainda regularizando a situação dos casais que por ventura já convivam juntos há algum tempo.

Esse evento já tradicional e esperado, acontece em razão de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura e o 2º Cartório de Registro Civil, que faz os e emite as certidões, e a prefeitura entra com os cadastros sociais (CRAS), realizando de graça, a união ou o matrimônio das pessoas (casais).

Cada casal levou seus parentes mais próximos, alguns levaram os filhos, netos, os padrinhos e amigos, para juntos confraternizarem e comemorarem a união oficial através do casamento civil e assim, legalizarem a situação familiar. O Juiz de Paz Jason José de Almeida, oficiou a cerimônia certificando os casais.

E houve de tudo um pouco: casais jovens iniciando a vida em família, casais homoafetivos, e até casais maduros com muitos anos de união, que ansiavam regularizar a situação documental familiar.

Dos 78 casais inscritos, o casal Antônio Carlos de Souza e Ferlândia Viana Gonzaga não pode comparecer, pois a esposa que estava grávida entrou em trabalho de parto, e teve que ser encaminhada à Maternidade Santa Casa para o parto do bebê.

A Tabeliã e Oficiala do 2º Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais (Tabelionato Bianchin), Maria Aparecida Bianchin ao lado do Juiz de Paz, Jason José de Almeida, deu as boas vindas aos casais e desejou sucesso, muitas felicidades, tolerância, união e paz para as novas famílias rondonopolitanas.

A primeira-dama Neuma de Moraes, destacou as políticas públicas da gestão Zé do Pátio, que procurou ao longo do tempo, beneficiar aos mais carentes, levando serviços públicos que resultam em cidadania e mais qualidade de vida. Neuma reforçou o compromisso do prefeito com os mais necessitados através de programas sociais conduzidos pela Sempras – secretaria municipal de Promoção e Assistência Social, liderada por Fabiana Rizzati e ainda secretaria de Habitação que distribuiu mais de 40 mil títulos de propriedade a moradores de todos os bairros de Rondonópolis, construiu mais de 30 moradias em parceria com o governo federal e distribuiu mais de 6 mil terrenos urbanizados reduzindo drasticamente o déficit habitacional da cidade.

Ailton Lima – Gcom

Foto: Wheverton Barros – Gcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *